A Angiologia e Cirurgia Vascular é a área da Medicina que diagnostica e trata a patologia do sistema vascular. A terapia pode envolver o recurso a cirurgia ou a métodos não cirúrgicos. Deste sistema fazem parte a patologia do foro arterial, venoso e linfático.

A patologia arterial está, nas sociedades ocidentais, relacionada sobretudo com a doença aterosclerótica. São exemplos desta patologia a isquémia dos membros inferiores, os aneurismas arteriais (envolvendo a aorta torácica ou abdominal, ou as artérias periféricas – como é o caso dos aneurismas da artéria poplítea) e a patologia cérebro-vascular extra-craneana (localizada às artérias carótidas e vertebrais).

A doença venosa atinge uma percentagem elevada da população, existindo um importante número de pessoas que são portadoras de varizes dos membros inferiores. A úlcera da perna é uma das complicações mais incapacitantes e mais dificeis de tratar. Dentro da patologia venosa são ainda situações frequentes a flebite superficial e a trombose venosa profunda (podendo esta última ser responsável por sequelas locais importantes). Considerando a patologia venosa, em termos de tratamento, é possível efectuar a cirurgia de varizes dos membros inferiores e a escleroterapia de varizes. As outras situações clínicas têm habitualmente uma terapia não cirúrgica.

Entre as patologias do foro linfático, o linfedema é o mais frequente, e pode ter vários graus de severidade.
Em termos de diagnóstico, para além do exame clínico, o Cirurgião Vascular realiza exames não invasivos, como é o caso do ecoDoppler carotídeo-vertebral, ecoDoppler arterial dos membros inferiores e ecoDoppler venoso dos membros inferiores.lidade de Oftalmologia, pela abordagem diferenciada e soluções cirúrgicas inovadoras.

Deixar um Comentário