Com ou sem sol, a radiação emitida acaba por ter efeitos na pele que veste. Ao risco de cancro de pele, junte-se o indesejável envelhecimento prematuro.

Aqui ficam 7 aspectos que deve conhecer para poder proteger e preservar melhor a sua pele:

1 – Não existe uma maneira segura de nos bronzearmos e, cada vez que o fazemos, estamos a danificar a nossa pele.

2 – Todos precisamos de protetor solar. Qualquer pessoa, independentemente do tipo de pele, pode contrair cancro de pele. Em Portugal, diagnosticam-se aproximadamente 11 mil novos casos por ano, muitos seriam evitados se fosse utilizada proteção adequada.

3 – Os dermatologistas recomendam que aplique protetor solar generosamente, mesmo nos dias nublados e, depois de nadar ou de transpirar, deve repetir a aplicação abundantemente. A roupa deve ser usada para proteger a pele, tal como um chapéu de abas largas e óculos de sol. A sombra também é um bom protetor para a sua pele.

Um truque que pode utilizar é observar o tamanho da sua sombra, sempre que esta for mais pequena que a sua altura, é importante estar à sombra.

Todos os cuidados devem ser redobrados quando estiver perto da água, neve ou areia, porque refletem os raios nocivos do sol, o que pode aumentar a probabilidade de sofrer uma queimadura solar.

4 – O protetor solar ideal é qualquer um que seja resistente à água, que ofereça proteção de amplo espectro (proteja contra os raios UVA e UVB) e que tenha um Fator de Proteção Solar (FPS) igual ou superior a 30.

5 – Devemos usar protetor solar sempre que estivermos expostos aos raios ultravioleta (UV) todos os dias, não é só na praia que nos podem afetar.

Quando praticamos desporto ao ar livre ou quando caminhamos, estamos expostos ao sol, que emite UV durante todo o ano, não somente no Verão.

Contudo, a neve, a areia e a água refletem a radiação solar, razão pela qual é necessário usar protetor. Nos dias nublados, o sol também emite UV com capacidade de penetrar na nossa pele.

6 – Devemos usar protetor solar suficiente para criar uma camada de proteção em toda a pele que não estará protegida pela roupa.

Pergunte a si mesmo: “Será que a minha cara, orelhas, braços e mãos vão estar cobertos?” Se não, aplicar protetor solar. A maioria das pessoas só aplica  25 a 50% da quantidade recomendada. Aplique o protetor solar 15 minutos ANTES de ir para o ar livre. O cancro de pele também pode localizar-se nos lábios. Por isso, proteja-os com um protetor labial ou batom que contenha um filtro solar com um FPS de 30 ou superior.

7 – A luz solar é composta por dois tipos de raios nocivos que atingem a Terra: a radiação ultravioleta A (UVA)e a radiação ultravioleta B (UVB). É a exposição a estes raios que pode originar cancro de pele.

 

Os raios UVA podem provocar um envelhecimento prematuro da pele, causando rugas e manchas de idade e têm a capacidade de passar através do vidro das janelas. Os raios UVB são a principal causa das queimaduras da pele, mas não conseguem atravessar o vidro das janelas.

A Organização Mundial de Saúde já declarou que a radiação UV natural e artificial (sol e solários) é um agente cancerígeno, ou seja, uma substância que provoca cancro.

Por isso não arrisque e proteja-se!

Se tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida, consulte a nossa especialidade de dermatologia através do número: 239 802 700.

Deixar um Comentário