Uma Opção SIGIC

Somos parceiros do SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia) para as especialidades de Ortopedia; Cirurgia geral; Cirurgia vascular, Cirurgia pediátrica, Ginecologia, Neurocirurgia e Oftalmologia. Esta parceria é o nosso contributo para o reforço e continuidade do Serviço Nacional de Saúde, com o objetivo comum de melhores e mais céleres cuidados de saúde.

Em que momento os doentes podem escolher o Centro Cirúrgico de Coimbra?

Os doentes inscritos no sistema SIGIC podem optar pelo Centro Cirúrgico sempre que o hospital de origem, com os seus recursos, não possa garantir a realização da cirurgia dentro dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) estabelecidos por prioridade clínica, por patologia ou grupo de patologias.

Decorrido o tempo máximo de espera, sem que a cirurgia tenha sido realizada pelo hospital de origem e onde o processo do doente se encontra ativo, a Unidade Central de Gestão de Inscritos em Cirurgia (UCGIC) emite um vale-cirurgia a favor do doente.

O vale-cirurgia habilita o utente a marcar a cirurgia diretamente numa das entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde e convencionadas para esse efeito. É da competência da Unidade Central de Gestão de Inscritos em Cirurgia identificar as entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde convencionadas e com capacidade para realizar a intervenção cirúrgica, ao mesmo tempo que deve especificar que o utente é livre de escolher qualquer das entidades privadas convencionadas.

Quando o doente faz a sua opção e o vale-cirúrgico é cativado pelo Centro Cirúrgico de Coimbra, passamos a ser o hospital de destino responsável pela cirurgia, tratamentos e intercorrências até à alta hospitalar do doente, mas também pela continuação dos tratamentos que possam ser necessários até um período de dois meses após a alta. O doente não terá qualquer encargo adicional e o Centro Cirúrgico de Coimbra assegura as consultas pré-operatórias, os meios complementares de diagnóstico necessários para a fase pré-operatória, a cirurgia e todos os tratamentos necessários no internamento e pós-operatório.