
De acordo com todas as recomendações nacionais e internacionais, todos os indivíduos com mais de 50 anos devem previr a doença e fazer o rastreio do cancro do intestino recorrendo à colonoscopia.
A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva alerta para os dados estatísticos, sublinhando que, todos os dias e no nosso país, morrem 9 a 10 pessoas com cancro do intestino e defende que o rastreio é a única forma de reduzir esta mortalidade, mas também de reduzir a frequência de cancro do intestino. Um rastreio que tem na colonoscopia a solução para, de forma definitiva, prevenir e diagnosticar este tipo de cancro, sublinhando que este é o único método que permite uma observação apropriada do intestino, mas também realizar biopsias e remover os pólipos (polipectomia) que poderão progredir, mais tarde, para cancro do intestino.
Hoje em dia, o objetivo do rastreio do cancro do intestino não é apenas encontrar a lesão maligna na fase inicial, como no rastreio do cancro da mama, mas sobretudo encontrar a lesão benigna, onde tudo começa e que poderá dar origem ao cancro se não for removida. É este objetivo que implica a observação do intestino e, aqui, a colonoscopia continua a ser o único exame que permite observar e, ao mesmo tempo, remover os pólipos, o que permite curar os doentes sem necessidade de qualquer intervenção cirúrgica. De sublinhar ainda que a colonoscopia virtual, que também obriga a uma limpeza intestinal, não permite o diagnóstico de todas as lesões nem o seu tratamento.
Está disponível no Centro Cirúrgico de Coimbra a realização de exames de endoscopia digestiva, incluindo endoscopia digestiva alta e colonoscopia, que podem ser realizados sob anestesia, sempre que tal seja solicitado. A atividade do nosso serviço de endoscopia digestiva é a única no país que já obteve a certificação de qualidade, pela norma ISO 9001, o que traduz, necessariamente, segurança e qualidade para o utente.
Os beneficiários da ADSE podem recorrer ao Centro Cirúrgico de Coimbra para a realização de colonoscopias com recurso a anestesia (sedação), tal como os portadores de credencial do Serviço Nacional de Saúde. (ver preço de exames AQUI).
A marcação de exames de colonoscopia e/ou endoscopia deve ser feita pelo número 239.802700.
Equipa médica responsável pela realização dos exames endoscópicos:
Pedro Narra Figueiredo, Médico Gastrenterologista
Nuno Medeiros, Médico Anestesiologista
Deixar um Comentário

No vosso centro é possível fazer a endoscopia com o novo exame através de uma cápsula?
ReplyQual o preço?
Desde já o meu muito obrigado
Bom dia Luís,
Sim, é possível. Aconselho-o a ler o nosso artigo sobre este tema para saber mais informações, através do seguinte link:
https://www.ccci.pt/capsula-endoscopica-permite-estudar-intestino-delgado/
O preço do exame para particulares é de 950€.
Muito obrigado.
ReplyFazendo este exame através da medicare, qual será o desconto?
ReplyAgradeço informação / Obrigada
Boa tarde Manuela,
O valor do desconto ou a pagar não é fixo, dependendo sempre do seu plano.
Para o esclarecimento de dúvidas e marcação de exames pode contactar-nos através do nr. 239 802 590 ou através do email: radiologia@ccci.pt
Muito obrigado.
ReplyBom dia. No CCC realizam Colonoscopia Virtual (ou colonografia por TAC)? Qual o preço?
ReplyBom dia, a nossa radiologia não inclui a realização desses exames.
ReplyTenho 75 anos, tenho miocardiopatia não compactada e hiperbólica, tomo o xarelto, pelo q 24h é o tempo máximo sem o tomar, e nenhum gastro me faz a colonoscopia. Fiz a virtual, por não ser invasiva, e deu um polipo de 7mm a 50cm da base anal.
ReplyQue fazer?? Por mim é não mexer, acho para todos uma decisão difícil.
Bom dia, recomendamos que seja o médico que prescreveu o exame a fazer a avaliação da sua situação pessoal, indicando quais os caminhos e soluções.
Reply